Menu

notícias

Um estudo elaborado pelo Conselho Geral da Agricultura e Alimentação, órgão pertencente ao Ministério Francês da Agricultura, apresentou 4 possíveis cenários das explorações agrícolas para 2025.

Nos anos mais recentes, assistiu-se a uma maior concentração da agricultura. Diminuíram o número de explorações, mas as que ficaram têm cada vez maiores áreas, enquanto que a área cultivada na EU não sofreu grandes alterações no seu todo. Esta é uma característica atual na UE.

A incógnita está assim, obviamente, no futuro. No estudo elaborado pela entidade francesa, os 4 tipos de explorações agrícolas que predominarão dentro de uma década foram:

- “Agricultura Herdada”, constituída por explorações de gestão familiar que se vão adaptando às alterações internas e externas e á própria vida de agricultor.

- “Agricultura de Contratualização”: são explorações que adotam a fórmula de contrato para se protegerem das flutuações do mercado.

- “Agricultura Executiva”, tratam-se de explorações que recorrem a capital externo e às novas tecnologias. Os agricultores são substituídos por executivos.

- “Agricultura Territorial”, nesta tendência, o desenvolvimento rural e o meio ambiente desempenham papéis centrais. Tratam-se de explorações agrícolas com pluriatividades, para permitir um desenvolvimento regional de zonas com desvantagens naturais e/ou económicas.

consultar fonte

2016-01-05
ver todas
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies. OK mais informação